Notícias

3 perguntas clássicas das entrevistas de emprego e como respondê-las

22/07/2019   Fonte: Educa Brasil

Não seja pego de surpresa e se prepare para essas possíveis perguntas

A entrevista de emprego é um momento decisivo para os profissionais em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. É nessa hora que o candidato pode mostrar as suas competências e qualidades para impressionar os recrutadores. Para conseguir o resultado esperado e deixar uma boa impressão, é importante se preparar e evitar cair em pegadinhas. Pensando nisso, separamos possíveis perguntas das entrevistas de emprego e algumas dicas sobre como respondê-las. Confira:

- Fale mais sobre si mesmo (a)

Falar sobre si costuma causar um certo desconforto nas pessoas. Além disso, por se tratar de uma entrevista de emprego há sempre a dúvida sobre os aspectos que devem ser abordados para uma resposta coerente. Nesse tipo de questão, os recrutadores desejam conhecer a pessoas, mas acima de tudo avaliar como organiza as ideias e o raciocínio. É interessante que o candidato intercale informações sobre o âmbito pessoal com a sua carreira. Esse é um ótimo momento para demonstrar as suas soft skills. Então, aproveite!

- Qual é o seu maior defeito?

Um dos principais erros para a pergunta sobre qualidades e defeitos em uma entrevista é quando o candidato fala uma característica positiva e clichê como se fosse um defeito. Exemplos disso são os clássicos perfeccionismo, gostar muito de trabalhar, ser muito organizado (a), etc. A dica é ser mais realista e ter mais objetividade. Qual foi o último feedback recebido e quais atitudes têm sido tomadas para minimizar essa atitude? Utilize exemplos de situações passadas e informe como superou ou está superando a característica negativa que interfere na carreira.

- Onde você se enxerga daqui a cinco anos?

Não tenha medo de demonstrar ambição quando se deparar com essa pergunta. No entanto, tenha cuidado com a arrogância. Dizer para o entrevistador que deseja ocupar o cargo dele pode soar intimidador, então opte por nomear o cargo que pretende chegar dentro de um determinado período, como gerência, diretoria, etc. Também é importante informar a sua qualificação para estar preparado para ocupar tal posição.



Outras notícias