Notícias

Brainstorming: o que é e quais são os principais benefícios

10/06/2021   Fonte: EducaMais Brasil

O Brainstorming, também conhecido como tempestade de ideias, é uma ferramenta eficiente muito utilizada principalmente entre profissionais que trabalham com a criatividade. Essa dinâmica é usada em diversas empresas como técnica para troca de ideias, desenvolvimento de projetos, resolução de problemas e estimular a criatividade individual ou coletiva.

Na prática, essa técnica reúne um grupo de pessoas para liberar ideias criativas ou soluções originais sobre o tema objeto da discussão. Nessa reunião não há pautas ou discursos ensaiados, tudo acontece de forma espontânea, para que todos se sintam a vontade para expor seus pensamentos criativos sem medo. Nenhuma ideia é descartada, tudo o que foi dito será considerado e a tendência é que novas ideias apareçam, até a evolução da solução final.

Mesmo sabendo o que é a “tempestade de ideias”, muitas empresas recuam na hora de implementá-la, pois não reconhecem os ganhos que a atividade proporciona. Por isso, destacamos os principais benefícios do Brainstorming. Confira!

1 – Interatividade
A troca de informações e conhecimentos estimula a interação entre os colaboradores da empresa. A ideia é que no Brainstorming as pessoas exponham seus pensamentos, que não surgiram de outra forma e que, graças a ferramenta, eles apareceram. Consequentemente, o desempenho dos profissionais evolui, pois a prática estimula a pessoa envolvida a dar o melhor de si.

2 – Colaboradores mais valorizados
A sensação de valorização surge quando os colaboradores sentem a preocupação em ser ouvidos. Dessa forma, os profissionais ficam motivados e orgulhosos quando suas ideias são levadas em consideração, implantadas e dão certo.

3 – Ajuda na comunicação
As pessoas se sentem mais à vontade para se comunicar e, com o tempo, o medo de que suas ideias sejam rejeitadas acabam desaparecendo. Com o Brainstorming, o trabalho em equipe e a soma de conhecimentos ajudam o profissional superar os limites que lhes são impostos.



Outras notícias