Notícias

Qual é o papel da psicologia no RH?

10/05/2019   Fonte: Educa Mais Brasil

Entenda como o psicólogo pode contribuir com a gestão de recursos humanos

Atualmente as empresas estão cada vez mais atentas a importância da psicologia no RH. A relação entre as duas atividades tem proporcionado resultados positivos para o dia a dia das organizações. Por conta disso, tem sido cada vez mais comum a atuação de psicólogos na gestão de recursos humanos.

Graduados no curso de Psicologia encontram um vasto campo de atuação, e a psicologia organizacional, focada na gestão de RH, é uma das possibilidades para construir uma carreira sólida. Continue a leitura e saiba o que faz o psicólogo que trabalha com RH.

- Psicologia e RH:

A Psicologia e RH auxiliam a organização a melhorar a sua relação com o público interno e, consequentemente, melhorar os seus resultados. O psicólogo é um profissional que pode atuar no setor de RH e desempenhar um papel importante. No entanto, não substitui o trabalho do profissional formado no curso de Gestão de Recursos Humanos.

Isso porque o psicólogo atua com foco no comportamento dos colaboradores e nas relações interpessoais, assim como elas podem afetar o ambiente de trabalho. O profissional também atua com o processo de seleção de pessoa, treinamento e avaliação de desempenho.

Já o gestor de RH, além da preocupação com o ambiente organizacional, possui atividades operacionais relacionadas à elaboração de planos de carreira e salários da empresa, programas de benefícios, treinamento e capacitação, entre outros.

Dessa forma, as empresas que buscam melhorar a sua atuação podem investir em seu ambiente interno e contar com os ambos profissionais para desenvolver as estratégias necessárias a alcançar as metas estabelecidas.



Outras notícias