O Método 5S desponta após a Segunda Guerra Mundial, quando o Japão enfrentou a difícil missão de se reerguer economicamente. O crescimento pós-guerra foi tão impressionante que o fenômeno foi chamado de Milagre econômico japonês. No entanto, sabemos que não existe milagre quando falamos de economia, e sim boas gestões e muito trabalho. Um dos fatores que levou as empresas japonesas ao “milagre” foi a metodologia 5S.
O 5s, que em português foi traduzido como “cinco sensos”, vem de cinco palavras japonesas que constituem os pilares do método: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina). A aplicação desse método tem como objetivo a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho, a redução do desperdício (material e também o desperdício de energia dos funcionários) e o consequente aumento na produtividade. Veja como funciona cada um desses sensos e aplique o Método 5s na sua empresa.
Método 5S: Conheça os 5 Sensos
- Seiri – Senso de utilização
Trata-se de avaliar no espaço de trabalho o que é útil e o que não é. Tudo que não é necessário deve ser descartado ou realocado de acordo com seu uso. Com isso, sua empresa irá ganhar mais espaço, o controle de estoque poderá ser feito com maior facilidade e apenas com esse primeiro S você já poderá reduzir os custos do seu negócio. Promova limpezas frequentemente e tente não acumular materiais com a ideia de que um dia eles poderão ser úteis. Deixe sempre à mão somente o que for necessário para o trabalho.
- Seiton – Senso de organização
Após decidir o que será descartado e o que será mantido, é preciso organizar o que fica. Deve-se estabelecer um lugar para cada coisa, e cada coisa deverá ser colocada em seu devido lugar. Essa organização faz com que as coisas mais utilizadas no dia-a-dia fiquem sempre em local de fácil acesso, otimizando o tempo dos funcionários e também facilitando a reposição dos objetos. Para isso, é recomendável que os objetos sejam classificados em categorias e sejam estabelecidos os locais certos para cada uma dessas categorias. Lembrando também que a recolocação do objeto em seu devido local é extremamente importante para manter o senso de organização no ambiente de trabalho.
- Seiso – Senso de limpeza
Depois de retirar o excesso de materiais sem utilidade e de organizar os materiais que são usados, a limpeza do ambiente é fundamental. Para isso, além de manter tudo sempre limpo, é importante detectar as fontes de resíduos e sujeiras. Mesmo que sua empresa possua profissionais contratados para realizar a limpeza do ambiente, conscientize seus funcionários que manter o ambiente de trabalho limpo é responsabilidade de todos. Um ambiente mais limpo diminui o stress e melhora a conservação das ferramentas, além de também reduzir possíveis acidentes e até mesmo doenças no trabalho.
- Seiketsu – Senso de higiene e saúde
Esse senso nada mais é do que conseguir manter os outros três sensos e, em adição, verificar se existe mais algum fator não detectado nos sensos anteriores que pode afetar a saúde dos funcionários. Por simples observação é possível descobrir funcionamentos irregulares ou defeituosos de ferramentas que podem prejudicar a saúde dos indivíduos e do próprio ambiente da empresa, tais como o banheiro, refeitório, se a iluminação e a ventilação estão adequadas, etc. Com isso, as condições de segurança de sua empresa melhoram, as áreas comuns ficam mais conservadas e, consequentemente, o estado físico e mental de todos que trabalham no ambiente melhora também.
- Shitsuke – Senso de disciplina
Disciplina é, certamente, uma das características pela qual os japoneses são mais reconhecidos. Seja na educação, nas artes marciais ou mesmo no dia-a-dia, os japoneses levam a fama de serem um povo muito disciplinado, e no mundo corporativo isso não seria diferente. O quinto senso é o de disciplina, onde deve existir o comprometimento para cumprir todas as metas dos sensos anteriores e manter todas as modificações e melhorias implementadas. Talvez o senso mais difícil de se exercer, depende muito de ações de conscientização da equipe e também de um compromisso pessoal de estar sempre atento aos 5s dentro de sua empresa.
A aplicação do Método 5s em sua empresa irá certamente melhorar seu ambiente de trabalho. E um ambiente de trabalho melhor consiste em um trabalho feito de maneira otimizada, aumentando a produtividade, reduzindo os custos e, consequentemente, potencializando os ganhos.