Notícias

É preciso pensar em gestão de desenvolvimento de pessoas

01/07/2019   Fonte: Inova

Liderança é essencial na gestão de pessoas

Sua empresa pensa em gestão de desenvolvimento de pessoas com objetivo de extrair o que cada líder tem de melhor e, assim, aumentar produtividade e faturamento?

Aumento de resultados, seja em produtividade ou faturamento, só pode vir se fizermos coisas diferentes. Fazer o que sempre fizemos não nos levará mais longe.

Fazer diferente tem uma relação direta com o estímulo que a liderança dá para as pessoas utilizarem mais de suas capacidades.

Recentemente, uma empresa decidiu aumentar a participação das pessoas na solução de problemas. Para isso, aumentou o grau de autonomia de cada colaborador na sua atividade. Muito legal, não é?

Mas, na hora H, as pessoas traziam ideias e não eram acolhidas pelos líderes. Eles pouco direcionavam para fazer diferente. Ao contrário, moldavam as pessoas para fazer o que sempre fizeram.

- Gestão de desenvolvimento:

Por que empresas precisam pensar em gestão de desenvolvimento de pessoas? Braga, da Bridge / Divulgação

Ah! Você ainda não começou a desenvolver sua liderança? Com certeza está perdendo resultados e produtividade.

Assim, há um motivo central para considerar a liderança o seu principal foco de desenvolvimento. Ela é o motor ou a trava para as coisas acontecerem.

Além disso, é fonte de capacidades maiores para se trabalhar colaborativamente na construção da cultura de agilidade e melhor desempenho. Não há cultura empresarial melhor sem liderança mais flexível, inovadora e ativa.

Fundamental também é entender que o papel da liderança de mandar e determinar verticalmente para as coisas acontecerem não vale mais.

Essa mudança de papel, em que o líder deixa de saber tudo e passa a ser um facilitador de conhecimentos vindos das pessoas, dos times e de fora da organização precisa ser desenvolvida.

Caso contrário, os lideres continuarão repetindo o que foram ensinados a fazer.

- Orientação:

Declarar na alta administração, pelo CEO, pela diretoria, que seremos inovadores, que faremos transformação digital, que teremos uma cultura mais ágil não é suficiente para os executivos saberem como fazer.

Já sabem que têm de fazer, pois está no espírito do tempo e, certamente, se enroscam na hora de executar a política que declararam.

Certa vez, um CEO decidiu que iria entrar na transformação digital, contratou um executivo para esse tema e pediu para enquadrar-se num dress code mais formal.

Enfim, difícil tarefa. Pois a turma mais livre, espontânea e digital tem seu próprio “dress code”. Declarar a transformação digital e investir nela não despertou, no CEO, que deveria rever a forma de lidar com o novo ambiente.

O primeiro nível de liderança, que está mais próximo da operação, também sofre com as novas formas de gestão.

- Empoderamento:

Não é tão simples empoderar pessoas. Então dizem: “Você está empoderado, mas faz o que mandei e deixa eu ver tudo que você está fazendo”.

Assim, como transformações são profundas, não se trata de escrever projetos e planos de ação. As transformações são orgânicas e as mudanças mais profundas moram nos detalhes.

Por isto, ter uma consultoria profissional ajudando pode ser um bom caminho. Ela pode dar agilidade à transformação.

Além disso, esclareço que agilidade não é chegar lá tão rápido. Uma mudança na cultura organizacional leva de três a sete anos com intervenção externa. E de cinco a 12 anos sem intervenção especializada.

De qualquer forma, há empresas cuidando de dentro para fora da transformação cultural e, do ponto de vista interno, é importante explicar o que se deseja e mostrar que é possível ser feito.

A mudança mais refinada depende de expertise e flexibilidade para ajustar os temas. Como a cultura e a empresa não existem sem pessoas, gestão de desenvolvimento destas pessoas é a chave quando se deseja mudar.



Outras notícias

      Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
      Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

      Unika Serviços - Política de Privacidade

      Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Unika Serviços.

      As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

      O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

      O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

      O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

      De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Unika Serviços não divulgará dados pessoais.

      Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Unika Serviços implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

      fechar