Notícias

Há um jeito divertido de parecer mais confiante no trabalho

05/08/2019   Fonte: Exame

O bom humor pode ser uma ferramenta poderosa no seu trabalho e vai muito além de fazer piadas, confira três razões para usá-lo a seu favor

Algumas pessoas nascem com o dom de saber usar o humor a seu favor, já outras precisam de aprender a dominar essa técnica. Um profissional que queira desenvolver ou aperfeiçoar habilidades de comunicação, deve investir em técnicas para crescer na carreira e parecer mais confiante no trabalho.

José Luiz Martins, humorista e um dos criadores da Empório da Palestra, que oferece um curso sobre como usar o humor como ferramenta profissional, afirma que ser bem humorado vai muito além de saber fazer piada. “Uma pessoa bem humorada passa segurança, tranquilidade e você tem a impressão de que a pessoa sabe o que está fazendo”, diz.

Não existe um manual com regras de quando e como contar piadas para quebrar o gelo em uma reunião, por exemplo. Para Regis Folco, humorista e também criador da Empório da Palestra, é muito mais ter habilidade de analisar o contexto, escolher o momento apropriado e fazer comentários relevantes sem ser invasivo.

Veja, abaixo, três razões para você ser mais bem humorado no trabalho:

- Melhore o ambiente de trabalho e solucione problemas

Um ambiente de trabalho em que o mau humor domina, interfere negativamente nas relações interpessoais. O local fica com uma energia pesada, as pessoas ficam com medo de sugerir ideias, pois temem que as reações piorem ainda mais o cenário.

“O humor é muito mais que humor entretenimento. Ele ajuda você a questionar procedimentos e atitudes. Além de trazer mais leveza para o ambiente de trabalho, tira o medo de lidar com certas situações e desmistifica problemas. Faz com que você encare os problemas do tamanho que eles são”, afirma Martins.

Para ele, ser bem humorado no trabalho estimula a interação entre a equipe e incentiva as pessoas a traçarem melhores estratégias. É encarar tudo de forma racional e, ao mesmo, com positividade.

- Demonstre confiança e passe segurança

Em 2009, Dick Costolo twittou a seguinte frase na noite anterior de assumir o cargo de COO: “First full day as Twitter COO tomorrow. Task #1: undermine CEO, consolidate power.”. Em tradução literal: “Primeiro dia inteiro como COO do Twitter amanhã. Tarefa # 1: enfraquecer o CEO, consolidar o poder.” As respostas foram positivas, ele assumiu o cargo e um ano depois realmente se tornou o CEO do Twitter.

Assumir um novo cargo pode ser estressante para os integrantes e cabe ao novo líder quebrar o gelo. Costolo fez de uma forma simples usando o bom humor. O mais importante, nesses momentos, é não deixar de ser autêntico. “Não tem nada mais irritante do que falsa alegria, é igual alguém tentar forçar a venda de algo para gente. Nosso instinto humano repulsa certas atitudes”, afirma Martins.

- Conquiste qualquer audiência contando uma piada

Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, não é preciso ser uma pessoa extrovertida para contar piada e fazer o público rir. Existem técnicas para você quebrar o protocolo de forma saudável e estratégica, seja em uma palestra ou reunião de trabalho.

“Tem que avaliar bem o contexto do momento. Colocar uma imagem divertida em uma apresentação, um gif, ou abrir com uma coisa engraçada que aconteceu com você naquela manhã, por exemplo, isso é bem vindo. Pois as pessoas gostam de sensações relacionadas ao bom humor. Simpatiza, aproxima e você conquista mais a audiência”, explica Folco.

Afinal, você quer que o público preste atenção no material que você preparou, absorva tudo que você tenha a oferecer. Para evitar situações constrangedoras, ele ressalta que aquelas piadas de humor pesado, agressivo e ácido devem ser deixadas de lado. Humor no ambiente de trabalho deve ser mais leve e inclusivo.



Outras notícias

      Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
      Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

      Unika Serviços - Política de Privacidade

      Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Unika Serviços.

      As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

      O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

      O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

      O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

      De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Unika Serviços não divulgará dados pessoais.

      Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Unika Serviços implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

      fechar