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Endomarketing? Como engajar e motivar seus colaboradores

07/10/2019   Fonte: Click Pérola

Endomarketing é um conjunto de estratégias e ações que está relacionado em treinamentos e qualificação de colaboradores de uma determinada empresa.

Visando melhorar serviços para o cliente, as ações de marketing interno através de motivação de equipes e funcionários ajudam a atrair profissionais qualificados.

Se você fizer uma pesquisa qual a melhor empresa para se trabalhar, vai encontrar empresas que investem nesse conceito.

Entender o por que um colaborador busca uma vaga de emprego embasado nesse conceito, é porque esses profissionais prospectam a qualidade do ambiente que pretende trabalhar.

Por isso a importância de endomarketing na empresa para atrair candidatos que buscam qualidade de trabalho.

Esse tipo de profissional além de buscar empresas que oferecem empregos, eles buscam auxiliar seus empregadores com suas idéias incríveis.

- Quando surgiu o endomarketing:

O endomarketing surgiu através do marketing interno, porém foi criado e patenteado na INPI por intermédio do professor Saul Bekin, Conselheiro, Mentor e Consultor empresarial.

Com foco nas respostas de produtividade de recursos o professor também escreveu o livro Endomarketing, com isso expandindo o conceito.

- Como trabalhar com endomarketing:

Eu digo que se a empresa já realiza levantamentos e diagnósticos das reações e sentimentos de sua equipe de colaboradores, essa empresa está no caminho certo.

Uma das características do Endomarketing é o investimento em relacionamento sustentável internamente.

Em poucas palavras é construir um ambiente com diferencial e deixar claro a importância do funcionário dentro da empresa que trabalha.

Além disso, demonstrar qual a importância do colaborador dentro da empresa no geral é muito importante.

Com isso, além de tornar o ambiente de trabalho mais agradável, faz com que as pessoas envolvidas em relacionamentos saudáveis se motivem e assim conseguem gerar melhores resultados.

- Como empregar o Endomarketing na minha empresa:

Para empregar o endomarketing, é essencial deixar claro qual a visão e objetivos que se aplicam ao modelo de trabalho da empresa.

Além disso, a motivação e o engajamento ajudam fortalecer a comunicação interna através de vínculos profissionais, o que leva assim o aumento de produtividade.

Sabemos que o marketing interno já é uma ferramenta para gestão empresarial, permitindo uma visão compartilhada o objetivo é alinhar a equipe de colaboradores a fim de gerar resultados e lucro para empresa.

Equipes que já utilizam estratégias de Endomarketing, tendem a ter benefícios desde que o modelo de gestão focado em prol da empresa seja aplicado.

Podemos comparar com o marketing digital, onde trabalhamos estratégias com a mesma visão de endomarketing.

A proposta é selecionar clientes que realmente estejam interessados em investir em negócios.

Estratégias de Inbound são utilizadas para filtrar clientes que buscam soluções em Marketing digital para empresas.

São estratégias convencionais como essa que podem ser empregadas em plataformas digitais e ambientes online.

Para empresas que procuram uma equipe engajada e desejam desenvolver comunicação entre seus funcionários, o endomarketing é um elemento essencial.

A comunicação interna aplicada em forma de gestão geram melhores resultados.

Eu tenho certeza que se você planejar com o seu departamento de RH, a integração entre seus colaboradores e motivá-los, os problemas serão reduzidos.

Trabalhos de relacionamento além de integrar, incentiva o colaborador a gerar um melhor ambiente de trabalho.

- Aumentar as vendas através de funcionários motivados:

Não adianta apenas vender a idéia que sua empresa é extraordinária ou que tem o melhor atendimento ao cliente.

A motivação dos funcionários está ligado diretamente ao resultado, se o funcionário é uma pessoa feliz, o resultado com o cliente será feliz.

Funcionários dedicados amam seus trabalhos, e devem ser recompensados em seus esforços através de carinho, atenção e respeito.

Além de gerar lucro, eles consequentemente divulgam a empresa que trabalham.

Agora, se o funcionário atende o cliente com cara feia, ou seja, aquela famosa cara de quem está com fome, você está com um sério problema de relacionamento na empresa.

É a hora de implementar o endomarketing na empresa urgentemente.

Nesse novo mercado de trabalho e com a evolução digital, as empresas modificaram a maneira de se comunicar com seus parceiros de trabalho.

Atualmente não existe a figura de uma única pessoa, ou o cara que manda na empresa.

O que realmente está funcionando é a metodologia de equipes de sucesso.

Portanto lembre-se, somos todos iguais e buscamos os mesmos objetivos, os resultados.

Eu sei que você deve estar se perguntando, qual o segredo para se aplicar essa estratégia em minha empresa?

Você pode usar algumas ferramentas de endomarketing para iniciar agora mesmo a motivar seus funcionários.

- Ferramentas de Endomarketing Digital:

Os blogs são ótimas ferramentas para promover o endomarketing digital, com temas de interesse dos colaboradores empresas geram conteúdos em formato de artigos com experiências positivas dos funcionários.

Para quem não sabe o que é um blog, é uma página na internet que além artigos em textos também podem ser publicado videos do canal no youtube de uma empresa.

Essas páginas na internet como também são chamados os blogs, usam fotos dos eventos com funcionários para promover nas redes sociais e sites de relacionamentos o modelo de trabalho aplicado.

Portanto, além de fazer um tipo de publicidade interna, estimulam a interação e com isso promover a marca e seus times de trabalho é um diferencial.

Uma das redes sociais para promover o endomarketing é o Linkedin, por ser uma rede social para colaboradores e empregadores, é uma ferramenta poderosa nesse aspecto.

Eu sei que o Facebook também é uma rede social, porém não é uma rede social corporativa, portanto grupos de facebook com a sua equipe de trabalho também ajudam no relacionamento.

Procure ferramentas focadas em ajudar seus colaboradores a se comunicar de uma maneira agradável e respeitosa.

Lembre-se que uma empresa respeitada por seus colaboradores além de crescer fortalece sua marca.

- Conclusão:

Agora você já sabe! Funcionários apaixonados pela empresa são mais engajados e geram melhores resultados.

Isso mesmo, eles ajudam a conquistar clientes, por isso a importância de investir em relacionamentos de sucesso com seus empregados.

Uma metodologia interna que pode ser aplicada em empresas, assim garantindo a sustentabilidade do negócio.

Se a sua empresa ainda não aplicou esse método de trabalho, comece a fazer por meio de recursos disponíveis.



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