Não importa se você está à frente de uma cidade, de uma empresa, de um departamento ou de uma equipe. Liderança não tem nada a ver com o título, currículo ou posição. Você pode até ser o CEO de uma empresa de grande porte e não ser um grande líder. "Na verdade, a liderança tem tudo a ver com o comportamento", diz Diego Maia, autor de "Como Ser um Gestor de Sucesso" (Alta Books). O líder de uma equipe tem influência direta nos resultados de uma companhia, é fato. "É ele quem direciona, delega e supervisiona as atividades dos demais", explica.
Assim, para ter um funcionário motivado, é necessário que haja uma ligação emocional com seu líder, que haja reciprocidade e que este seja visto como o principal fator na criação e manutenção de engajamento dentro da empresa. "É importante que o colaborador seja estimulado pelo seu líder. Deve haver um esforço da organização para a criação de uma cultura na qual um veja o outro de forma positiva, no qual o 'nós' seja mais valorizado que o 'eu'", explica Marcos Vono, especialista em recursos humanos. A maneira como esta gestão de resultados é feita é o que gera um clima de maior ou menor engajamento e consequente produtividade.
Comunicação, desenvolvimento profissional, condições de trabalho e qualidade de vida, remuneração e benefícios, gestão de pessoas devem ser gerenciados de perto para que os resultados do clima e engajamento reflitam de forma positiva nos resultados da empresa. "Não há uma fórmula mágica para a motivação, mas as estratégias para encontrar uma atividade que faça os colaboradores felizes no trabalho passa pela gestão de pessoas", diz Flávia Sobral, diretora de comunicação. O fator humano é cada vez mais essencial para a sobrevivência das corporações. Boas lideranças precisam estar atentas a estas práticas.
Práticas essenciais:
- O papel dos líderes: É importante que eles se mostrem que todos os colaboradores são importantes para o crescimento da empresa, destacando o trabalho em equipe e se colocando à disposição para solucionar problemas que podem vir a ocorrer;
- Segurança e estabilidade profissional: A motivação é capaz de melhorar a autoestima dos colaboradores. Com isso, há um crescimento pessoal dos membros da equipe, o que gera uma maior segurança e confiança no próprio trabalho, fazendo com que seja possível se desenvolver melhor pessoal e profissionalmente;
- Comunicação eficiente: Ter uma comunicação mais próxima com os colaboradores permite uma troca de informações entre as equipes e com os líderes, o que torna mais fácil o alinhamento de objetivos e ações estratégicas da empresa, além de mostrar os esforços que estão sendo feitos e o impacto deles para a corporação;
- Oportunidade de crescimento: Um plano de carreira faz com que o colaborador busque iniciativas para se desenvolver e crescer dentro da organização. A prática estimula o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e é essencial para a melhoria do colaborador e da própria empresa;
- Metas reais: A definição de metas pode aguçar ainda mais os colaboradores, mas é preciso tomar cuidado para determinar metas que sejam passíveis de serem atingidas, caso contrário, a estratégia pode servir como fator ele não consegue atingir o objetivo estipulado;
- Reconhecimento de atitudes: Apontar possíveis erros faz com que o colaborador aprenda e aplique os conselhos para ganhar experiência, mas não apenas de erros é que se vive. É fundamental reconhecer atitudes que geraram melhorias na empresa e que comprovam a dedicação da equipe para determinada função;
- Relacionamento interpessoal: Uma boa relação com os colegas de trabalho possibilita o desenvolvimento de amizades e garante que o convívio dentro do ambiente de trabalho seja mais saudável.