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8 características dos chefes

21/10/2020   Fonte: PEGN

Com as mudanças significativas nos negócios e incertezas em meio à pandemia, os líderes têm um papel muito importante para tirar o melhor de seus funcionários — mostrando principalmente coragem, empatia e confiança.

“As práticas de liderança podem determinar como as equipes se sentem, observam e se apoiam em tempos de crise e ambiguidade. Sua equipe se lembrará de como foi liderada ao longo deste período”, diz Angela Kambouris, coach de liderança.

1. Comunicação clara

Palavras e ações de um líder podem ajudar os funcionários a se sentirem seguros. “Os líderes devem dar às pessoas o que elas precisam, quando precisam”, diz Kambouri, que acrescenta que eles devem se comunicar com clareza e com frequência, mantendo a transparência e ajudando as pessoas a entender tudo o que aconteceu.

2. Fortalecer a química da equipe

Uma equipe bem entrosada faz toda a diferença, e isso pode ser alcançado de formas simples. Uma delas é separando alguns minutos no início de uma reunião para encontrar interesses comuns, refletir sobre os sucessos alcançados, compartilhar histórias pessoais e o que as pessoas estão assistindo na Netflix. Também é possível criar uma sala para tomar água e café enquanto os funcionários podem conversar sobre esportes e falar sobre os memes mais recentes.

Os líderes podem compartilhar suas histórias pessoais para estimular conversas sobre desafios e mostrar que também são humanos.

3. Conversa individual

Por meio de reuniões individuais, você pode criar um ambiente em que conhecerá seus funcionários em um nível mais profundo. A coach sugere fazer perguntas como: o que é mais importante na função atual; como o funcionário descreveria um ótimo dia; o que o deixa orgulho no trabalho; qual iniciativa ele gostaria de liderar.

Essas respostas podem identificar práticas e desencadear ações que são importantes para a equipe.

4. Liderança responsável

A falta de responsabilidade dentro de uma equipe prejudica toda a produtividade. “Os indivíduos precisam saber o que eles e o grupo são responsáveis ??por entregar”, diz Kambouri.

Os líderes precisam explicar o motivo de os funcionários estarem gastando seu tempo com determinado trabalho e a importância disso. Ao definir expectativas claras, os membros da equipe têm clareza sobre os padrões e os resultados — e essa conversa precisa ocorrer mais de uma vez.

5. Um bom chefe é um mentor

Não basta apenas dizer o que fazer: é preciso saber orientar também. Um líder que também é um mentor pode ser a salvação para um time. Por meio de reuniões semanais de equipe, os líderes exploram quais obstáculos precisam ser removidos, fornecendo um feedback equilibrado sobre o que deu certo e como é possível aprender com as experiências.

6. Conversas de liderança

A saúde mental não pode ser deixada de lado, especialmente em um momento de incerteza como o que vivemos agora com a pandemia. À medida que as pessoas voltam para o local de trabalho, podem continuar a ter confusão sobre o que está por vir. “Os líderes podem oferecer espaço e tempo para que todos os funcionários falem sobre a incerteza que sentem, reflitam sobre o que mudou para eles e as lições valiosas que aprenderam sobre si mesmos e seu trabalho durante esse período”, diz Kambouris.

7. Invista em planejamento de sucessão

Também vale mostrar para os funcionários que você investe no desenvolvimento deles para um futuro dentro da empresa na organização. A prática pode levar a aumentos no engajamento e minimizar a rotatividade dos membros da equipe.

8. Um modelo único de trabalho não funciona para todos

Deixar o funcionário decidir se ele retornará ao escritório ou continuará em home office é uma forma de respeitar a diferença de personalidade das pessoas. Os líderes podem conduzir discussões para saber como as pessoas se sentem em relação ao retorno ao local de trabalho — assim como os benefícios e os riscos disso.

Para isso, eles devem procurar saber como as pessoas se sentem no momento. “Por meio de conversas individuais e discussões em equipe, os líderes podem explorar quais estratégias podem ser adotadas para apoiar a inclusão”, afirma Kambouris.



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